quinta-feira, 7 de julho de 2011

Planejamento Ciências 3º Ano

Disciplina Ciências

Objetivos

• Tem como objetivos levar o aluno a construir e compreender o ambiente, a dinâmica da vida e os fenômenos naturais para melhorar suas condições de vida.

Objetivos Específicos

•Água como fonte de vida, sua importância, tratamento, ciclo e estados físicos;
Ar sua importância e prejuízos da poluição;
Compreender qual a função da planta na purificação do ar, planta como alimento e preservação da flora dentro de uma sociedade;
Identificar dentro da fauna brasileira vertebrada e invertebrada, cadeia alimentar, reprodução da espécie e sua classificação;
Entender e assimilar a importância da higiene para o bem estar de todos;

Conteúdo

• Higiene e Saúde;
• Universo;
• Água:
- Estados físicos;
- Ciclo da água na natureza;
•Ar:
- Poluição do ar;
- Temperatura e umidade do ar;

•Plantas:
- Como são as plantas;
- Partes de uma planta;
- Necessidades de uma planta;
- Respiração e transpiração;
- Nutrição e reprodução;
• Animais:
- Como são e como se alimentam;
- Classificação;
- Animais úteis e prejudiciais ao homem;
- Reprodução dos seres vivos;


Desenvolvimento Metodológico

• Desenhos
Elaboração de relatórios
Observação de fatos concretos
Discussões em grupo a partir de leituras.

Justificativa da disciplina

Propor ao aluno uma ampliação de conhecimentos sobre as interações do meio físico e o homem, investigando problemas e buscando soluções para uma melhor qualidade de vida e preservação das espécies.

Avaliação

A avaliação será constituída por situações práticas, vivenciadas no cotidiano da comunidade, buscando sempre um resultado favorável e que leve o aluno à reflexão e mudança de postura.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conteúdos 2º ao 5º ano

2º Ano

Objeto do conhecimento

Terra e Universo
Previsão do tempo
O dia e a noite
As estações
Observação dos Astros

Vida e meio ambiente
Condições do ambiente (família e escola)
Ecossistema
Meio ambiente e sua diversidade
Ar ( utilização e importância)
Água (utilização, importância e economia)
Solo (utilização e importância)
Plantas
Animais domésticos, silvestres e em extinção
Ação do homem na natureza
Diferenciando seres vivos e suas diferenças com o meio
Preservação do meio ambiente
Seres vivos e elementos não vivos

Ser humano e saúde
Qualidade de vida(higiene,repouso, esporte e etc).
Estudo do corpo humano (as regiões do corpo os cinco sentidos)
Diferenças básicas entre os sexos
Equilíbrio emocional Identidade e auto estima )
Relações interpessoais
Influências do meio sobre o ser humano (poluição,doenças, estresse)
Homem como ser criado por Deus

Tecnologia e Sociedade
Influência da televisão e jogos eletrônicos na vida cotidiana e na formação de hábitos.
Coleta seletiva de lixo
Reciclagem – Criar e transformar
Telescópio, binóculo
A importância da ciência e dos cientistas

3º Ano

Objeto do conhecimento
Terra e Universo
Matéria e energia
Recursos naturais(renováveis e não renováveis)
Terra (Biosfera, movimentos)
Sol
Lua
Vento
Ar

Vida e Meio Ambiente
Plantas (desenvolvimento, partes, tóxicas e medicinais)
Animais (reprodução, vertebrados e invertebrados, alimentação, abrigos abandono)
Meio ambiente (plantas e animais em extinção)
Biodiversidade

Ser humano e saúde
Estudo do corpo humano:
Fases da vida -gravidez,nfância,adolescência,juventude,adulto, velhice
Necessidades básicas-
Respiração: expiração e expiração,movimento: ossos e músculos,alimento,sono

Necessidade de produção de vitamina D no organismo
Interação do homem com a natureza
Saúde: Condições individuais e condições de saúde gerais da população (vacinação, assistência médica, lazer, saneamento básico, trabalho e renda familiar)

Tecnologia e sociedade
Preservação do meio ambiente
Captação da energia solar nas residências
Técnicas de agropecuárias
Usina de tratamento e distribuição de água
Usina de tratamento do esgoto
Coleta seletiva do lixo
Saneamento básico
Reciclagem

4º Ano

Objeto do conhecimento
Terra e Universo
Biodiversidade
Planetas do Sistema solar
Força gravitacional
Astronomia
O homem explorando o Sistema Solar
Estados físicos da matéria

Vida e meio Ambiente
Fatores Bióticos (Seres Vivos)
Fatores Abióticos
Ar (formação, movimento, poluição, efeito estufa e camada de ozônio)
Solo (formação e tipos)
Água (qualidade, propriedades, composição,estados físicos, ciclo e economia)
Sol (energia)
Teia e cadeia alimentar.
Clima e tempo
Plantas (estrutura e função de cada parte)
Necessidades das plantas :Temperatura, ar,luz solar, espaço , solo,fotossíntese, respiração
Vegetais e animais na cadeia alimentar
Preservação da flora e da fauna

Ser Humano e Saúde
Microorganismos benéficos e patogênicos
Animais e saúde
Animais peçonhentos
Parasitas
Pirâmide alimentar
Alimentos industrializados
Hábitos alimentares
Prevenção de acidentes

Tecnologia e Sociedade
Industrialização e manufatura dos alimentos
Práticas de conservação do solo
Raios ultravioleta

5º Ano

Objeto de conhecimento
Terra e Universo
Eletricidade
Magnetismo
Combustão
Calor
Luz

Vida e Meio Ambiente
Qualidade de vida
Perpetuação da espécie
Relações entre os seres vivos

Ser Humano e Saúde
Célula e tecido
Sistema Digestório
Sistema Respiratório
Sistema Circulatório
Sistema Excretor
Sistema Locomotor
Sistema Endócrino
Sistema Reprodutor
Sexualidade
Noções de Genética
Higiene corporal

Tecnologia e Sociedade
Uso de instrumentos científicos para pesquisa
Raio X
Usina Hidrelétrica
Métodos anticoncepcionais
Biotecnologia

Cadeia Alimentar

De Professores Solidários Ciências


De Professores Solidários Ciências


De Professores Solidários Ciências


De Professores Solidários Ciências


De Professores Solidários Ciências

Caçada reprodutora

De Professores Solidários Ciências

Cruzada Cadeia Alimentar

1. ALIMENTAM- SE DOS RESTOS DOS ANIMAIS
2. PRODUZEM MATÉRIA VIVA.
3. SÓ SE ALIMENTAM DE PLANTAS
4. COMEM ANIMAIS

De Professores Solidários Ciências




LIGUE CADA ANIMAL A SUA CATEGORIA .

De Professores Solidários Ciências

CADEIA ALIMENTAR

TEXTO: UMA CADEIA ALIMENTAR

Era uma vez uma plantinha que gostava muito de sol. Ela crescia num lindo campo florido.
Um dia, um gafanhoto faminto encontrou a plantinha. Era seu alimento predileto e... NHACT!!!
Depois de comer, o gafanhoto foi passear pertinho do lago. Que azar! Deu de cara com o sapo, que estava morto de fome, e... NHACT!!!
O sapo, satisfeito, se escondeu para tirar uma soneca. Acordou sentindo fome outra vez e saiu para procurar outros petiscos. Só que apareceu uma cobra e... NHACT!!!
Um dia a cobra feliz da vida, passeava pelo campo. Epa... ela dá de cara com um inimigo: A siriema!
Corre que corre para escapar, mas... NHACT!!!
A siriema é muito rápida. Ela corre muito pelo campo. Mesmo assim, certo dia, distraiu-se e deu de cara com um gato-do-mato... NHACT!!!
O gato-do-mato tomou muita chuva, ficou doente e morreu. Lado alto, o urubu viu que o gato não se mexia, desceu voando e... NHACT!!!!
O urubu comeu, comeu o quanto pôde e foi embora. Então, um pequeno exército entrou em ação e... NHACT!!!
As bactérias acabaram com quase tudo. Do gato-do-mato só sobraram os ossos! Foi o que aconteceu também com o velho urubu...
Tempos depois, SURPRESA!!!
No mesmo lugar, nascia uma nova plantinha... e começava tudo outra vez!

01. Quais são os seres vivos pertencentes à cadeia alimentar citados no texto. Escreva-os na ordem em que aparecem.
______________________________________________
______________________________________________
02. O que aconteceu após a finalização do ciclo da cadeia alimentar?
______________________________________________
______________________________________________

POR DENTRO DAS CADEIAS ALIMENTARES

Espécies que vivem em um mesmo ambiente servem de alimento umas às outras
O primeiro elo dessa ’cadeia alimentar’ é formado pelos vegetais, que usam a luz do sol, na fotossíntese, para produzir energia. Por conta de serem os primeiros a receber a energia do sol - a única fonte externa de energia em nosso planeta - e a transformá-la, os vegetais são chamados de produtores.

Os elos seguintes da cadeia alimentar são formados pelos consumidores - seres vivos que, incapazes de produzir o próprio alimento, conseguem-no comendo outros seres vivos.
Nas cadeias alimentares, além dos produtores e consumidores, há também o importante elo dos decompositores, seres que se alimentam de cadáveres. São eles os seres vivos capazes de degradar substâncias orgânicas, tornando-as disponíveis para serem assimiladas pelos produtores. Com eles, a cadeia alimentar é realimentada e pode perpetuar-se.


03. Observe o esquema e responda às questões:
a) Quem é o produtor?____________________________

b) Quem são os consumidores?____________________
______________________________________________

c) Como é chamada a relação alimentar existente entre eles? Explique-a:
___________________________________________

d) A cadeia alimentar mostrada acima está completa ou falta algum componente? Por quê?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________


04. Qual é a posição ocupada pelo ser humano na cadeia alimentar: produtor, consumidor ou decompositor? Justifique:
_______________________________________________________

05. Cite alguns exemplos de animais herbívoros, carnívoros e onívoros e explique as diferenças existentes entre a alimentação de cada um:

Animais Herbívoros

Animais Carnívoros

Animais Onívoros
























06. Que importância tem os seres decompositores de uma cadeia alimentar para o planeta?
_____________________________________________________
Felipe comeu arroz, bife, feijão, salada de alface com tomate e tomou suco de laranja.
Beatriz comeu sopa de legumes, com arroz e carne, e salada de frutas.
Júlia bebeu um copo de refrigerante e comeu um sanduíche, não quis nenhuma fruta, pois não tem o hábito de come-la.

a) Qual ou quais crianças se alimentaram bem? Explique o porquê você as escolheu:
_____________________________________________________

b) Alguma criança não se alimentou corretamente? Quem? O que essa atitude poderá ocasionar?
_______________________________________________________
_______________________________________________________

08. Dicas de Saúde
Ter uma alimentação saudável não significa comer muito ou pouco, mas varias os tipos de alimentos consumidos para poder fornecer ao organismo os nutrientes de que ele necessita para se manter saudável.
Para se ter um bom aproveitamento do alimento que se consome, é preciso comer devagar, mastigar bem e estar num ambiente tranqüilo.
Enquanto a digestão se processa, não se devem fazer atividades que exijam esforço físico, como carregar peso, nadar, jogar futebol, correr ou fazer ginástica.

a) Qual a função dos alimentos em nosso organismo?
______________________________________________
______________________________________________

b) “Comer bem não significa comer muito”. Você concorda ou discorda dessa afirmação? Justifique a sua resposta:
_______________________________________________
10. Observe a gravura, leia o texto e responda:

JACARÉ-AÇÚ



É uma espécie exclusiva de jacaré da América do Sul.
O jacaré-açú, também conhecido como jacaré-negro, é um predador do topo da cadeia alimentar. Exemplares adultos podem predar qualquer animal de seu habitat, inclusive outros predadores como: onças, pumas, jibóias, sucuris.
É uma espécie que esteve à beira da extinção devido ao valor comercial do seu couro de cor negra e de sua carne.

a) De acordo com o texto porque o jacaré-açu esteve à beira da extinção?
___________________________________________________________
b) Quais os objetos que eram fabricados com o couro desse jacaré?
_____________________________________________________________

c) Proteger o planeta é respeitar a vida, e todos nos podemos caloborar. Dê um exemplo do que podemos fazer para evitar a extinção de nosso planeta.
_____________________________________________________________

11. Na natureza, tudo tem a sua função seja um mosquito, uma cobra ou um rato. Portanto leia os quadros abaixo e complete com o que se pede:

A cadeia alimentar é um ciclo de seres vivos que se alimentam uns dos outros.

girafa – bactéria – capim – leão


Baseado na cadeia alimentar da questão anterior, responda:

a) Quais os seres consumidores dessa cadeia?
__________________________________________________________
b) Que função exerce a bactéria nessa cadeia alimentar?
___________________________________________________________

Contribuição de Wagner Miller

terça-feira, 5 de julho de 2011

Sistema Reprodutor

De Professores Solidários Ciências


De Professores Solidários Ciências


De Professores Solidários Ciências

SISTEMA REPRODUTOR

O Sistema Reprodutor é responsável pela REPRODUÇÃO.

REPRODUÇÃO é a capacidade que os seres vivos têm de dar origem a outros seres semelhantes.

O Sistema Reprodutor Masculino tem a função de produzir os ESPERMATOZÓIDES, que são as células reprodutoras masculinas.

O Sistema Reprodutor Feminino tem a função de produzir os ÓVULOS, que são as células reprodutoras femininas.

A união do ESPERMATOZÓIDE com o ÓVULO vai originar o OVO OU zigoto, QUE É O INÍCIO DO NOVO SER.



Esta união ocorre nas TROMPAS da mulher e é chamada de FECUNDAÇÃO.

O ÓVULO fecundado (FETO) vai para o ÚTERO.

No útero, desenvolve-se por 9 meses, quando o organismo do bebê estará pronto para o nascimento.



1 – Responda:

a) Qual a função do Sistema Reprodutor?
b) O que é fecundação? Onde ocorre?
c) O que você entende por reprodução?
d) Quais as células reprodutoras masculina e feminina?
e) Qual a função do útero?

2 – Complete:

a) A união do espermatozóide com o óvulo chama-se ______________________.
b) O Sistema Reprodutor masculino produz os ____________________________ .
c) A fecundação ocorre nas ____________ e vai originar o ________ ou _________ .
d) O óvulo fecundado caminha para o __________,onde permanece por _____ .

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Corpo Humano 5º ano

De Professores Solidários Ciências


De Professores Solidários Ciências



De Professores Solidários Ciências



De Professores Solidários Ciências



De Professores Solidários Ciências

O CORPO HUMANO É UMA CASA!

Era uma vez um Corpo muito curioso.

Uma noite, quando a mãe se preparava para o deitar, ele exclamou:

- Mãezinha, eu sou todo fechado!

Depois, olhou-se no espelho, muito intrigado.

- Como é que eu sou por dentro? – perguntou ele.

Esta noite, em vez de um conto de fadas, vou-te contar a história do teu corpo! – Respondeu-lhe a mãe.

- Sabes, o teu corpo não está vazio, não é oco! Por debaixo da tua pele existem muitas coisas, pois o teu corpo, tal como uma casa, é composto por duas partes: uma interior e outra exterior – disse-lhe a mãe.

- Ah! Então a parte exterior é a que eu vejo no espelho! – exclamou o Corpo.

- Sim. A parte interior não a vês, porque está escondida por debaixo da pele – disse a mãe.

E, em cada andar da tua casa, vivem famílias diferentes.

- E quem são essas famílias, mãezinha? – perguntou o Corpo.

- Dentro da cabeça, por debaixo do telhado, que são os teus cabelos, encontra-se o cérebro: é o administrador de toda a casa. Mas, como ele é muito curioso, não gosta de viver assim, isolado.

- Assim, isolado, como? – questionou o Corpo.

- O cérebro, dispõe de duas janelas que lhe permitem fotografar a cores tudo o que se passa cá fora, chamadas olhos; duas orelhas que ajudam os ouvidos a recolherem os sons; uma chaminé, por onde entra e sai o ar, chamada nariz, que te permite cheirar; e a porta principal,boca, por onde entram os teus amigos e os teus inimigos – continuou a mãe.

Os meus amigos, eu sei quem são! São os alimentos. – disse o Corpo.

- Os teus inimigos, são os micróbios. São animaizinhos tão pequenos, que os olhos não podem ver – explicou a mãe.

- Ah! Então é por causa deles, que eu tenho de tomar os medicamentos e apanhar as vacinas! – exclamou o Corpo.

- Muito bem! – concluiu a mãe.

- Vá, mãezinha, continua a história – pediu o Corpo.

- O cérebro, gosta de fazer as coisas bem feitas: para isso, tem às suas ordens a língua, que lhe permite apreciar quatro sabores diferentes: o doce, o salgado, o ácido e o amargo –continuou a mãe.

- Pois está claro! Como o amargo é o pior, o administrador colocou-o em último lugar! – interrompeu o corpo, muito satisfeito, por verificar que o seu corpo e o cérebro têm a mesma opinião sobre os sabores.

- Toda a pele, mas sobretudo a parte dos dedos, sente o calor e o frio; o que é áspero e o que é macio. Ela protege os moradores contra o frio, o calor, o barulho, o sol, a chuva... – acrescentou a mãe.

- Hum! É por isso que a minha casa em vez de estar pintada, está coberta de pele – exclamou o Corpo.

- Falei-te em órgãos, que contam ao cérebro tudo o que se passa cá fora, no mundo exterior – disse a mãe.

Pouco depois, o Corpo adormeceu.

No dia seguinte, o Corpo prometeu não adormecer, sem ter ouvido o fim da história.

Sentou-se confortavelmente na cama, bem quentinho e escutou:

- O segundo andar do teu corpo está situado no peito. É aí que se encontram os pulmões e o coração, protegidos por uma grade formada pelas costelas.

A barriga está no andar inferior: é formada por vários apartamentos onde habitam o estômago, os intestinos, os rins, o fígado e ainda outros vizinhos.

Todos os andares comunicam uns com os outros por meio de tubos e canais que os alimentos,o ar e o sangue utilizam como se fossem elevadores.

Tal como o caracol, a tua casa desloca-se de um lugar para o outro, com a ajuda das tuas pernas tão fortes.

- Mas, quando eu apalpo determinadas zonas do meu corpo, sinto que há partes duras e partes moles! – exclamou o Corpo.

- Sim, porque as partes duras são os ossos e as partes moles são os músculos e trabalham em equipa, nas mesmas tarefas: andamento e movimento. Ao conjunto de todos os ossos dá-se o nome de esqueleto – disse a mãe.

Já muito cansado, o Corpo adormeceu profundamente e sonhou que, vivia ,uma espectacular aventura, no interior, do Corpo Humano.